O primeiro contato que o ser humano tem com a religião geralmente é coletivo. Em uma reunião, através dos pais ou de uma instituição e por aí vai. Mas essa ideia de um Deus coletivo, amplo que está sobre a terra cuidando de um bem maior torna o conceito de divindade distante e inacessível. Inclusive muitas religiões pregam justamente isso: que Deus é inacessível a qualquer um de nós. Geralmente essas religiões criam figuras de liderança que servem como elo entre os homens e Deus, bem aos modelos das religiões que vemos nos filmes. Um sacerdote que leva os recados de Deus aos homens, e invariavelmente tem muito poder em suas mãos. Mas justamente sobre essa figura de Deus longe, distante, coletivo que eu quero discorrer nesse texto. Melhor dizendo, quero desfazer essa visão.
Deus não é distante e não é coletivo, embora nos incentive a vivermos em unidade uns com os outros. Ao longo da história, Deus mostra a sua preocupação com a sua criação, ao ponto de buscar uma relação próxima com o homem. Deus nos criou parecidos com Ele, com a intenção de sermos membros da sua família. Ele mostra isso durante toda a história, que culmina com o sacrifício de Cristo. Esse Sacrifício é feito para nos resgatar e reestabelecer a família de Deus conforme a ideia original.
João fala em uma carta que o sacrifício de Cristo foi pelos pecados do mundo todo, e sim, o sacrifício tem o poder de limpar todos os pecados do mundo.
Mas aceitar esse sacrifício é um ato pessoal e individual. O mesmo João escreve em Apocalipse sobre Cristo:
A ceia com Cristo é em cada coração. É individual, pessoal, próximo. Deus faz questão em nos ter individualmente e próximos. Temos o Espírito Santo em nós que nos ajuda em nossas fraquezas. Não se preocupe com as suas fragilidades e fraquezas. Entregue elas a Deus pois Ele te conhece pessoalmente. Ele sabe as suas lutas, os seus medos. os seus anseios, e o que Ele mais quer é entrar e ceiar com você. Tomar uma refeição. Estar perto de você! Não espere ser perfeito para estar ao lado de Deus. Como ele Disse a Abraão, ande com Ele, e assim você será perfeito!