ASSUMA O CONTROLE!

Esses dias eu estava pensando em como a gente se esforça para agradar às pessoas, mesmo à custa de nossos próprios valores. Eu, pelo menos, fui por muito tempo assim e sacrificava a minha vontade e o meu jeito de ser para agradar todo mundo ao meu redor. Eu tinha medo de que se eu não fizesse o que os outros queriam eles não gostariam de mim.

Creio que esse comportamento estava relacionado a alguns traumas de rejeição e na tentativa de evitar isso novamente, eu era incapaz de me posicionar sobre minhas vontades, pensamentos, gostos e tudo que pudesse expressar a minha identidade. Contrariar qualquer pessoa era impensável, ao menos cara a cara. Por dentro, eu podia estar esbravejando, mas por fora era passivo como um cordeirinho. Eu era incapaz de me posicionar. Eu era incapaz de ser EU. Inconscientemente pensava que seria rejeitado e abandonado se não cumprisse às expectativas ao meu respeito.

Essa necessidade de aprovação anula totalmente a identidade e nos torna robozinhos manipulados. Sem perceber eu dava mais relevância para minha família, amigos e qualquer pessoa do que às minhas próprias vontades. Atrelado a isso vinha um profundo sentimento de inferioridade em que eu me julgava incapaz de qualquer coisa sozinho. Eu me sentia o menos inteligente, o menos interessante, o menos capaz do mundo.

Eu não percebia, mas isso era entregar o controle da minha vida nas mãos das outras pessoas. Eu era apenas um coadjuvante do filme da minha vida.

Demorei para perceber que eu não vivia a minha própria vida, mas a vida que os outros esperavam de mim, e, infelizmente, muitas vezes as pessoas não desejam exatamente o melhor para nós, mas sim que fiquemos em patamares inferiores aos delas. E isso ocorre até em relação aos nossos pais e cônjuges.

Anular às vontades é a mesma coisa que  anular as aptidões natas e talentos que poderiam fluir na vida das pessoas.

Somos diferentes uns dos outros justamente porque precisamos nos completar. Pessoas anuladas são como peças perdidas de um quebra cabeças: elas não poderão completar o quadro. E somente podem completar o quadro pois são diferentes das demais peças.

Somos seres relacionais e precisamos uns dos outros, mas é justamente com a nossa identidade que podemos servir com excelência.

Pegue o Joystick e assuma o controle do seu jogo!

Seja diferente e complete o quebra-cabeças!

Transborde a sua individualidade pois só assim você poderá integrar com maestria a humanidade.

Somente com componentes heterogêneos forma-se um produto homogêneo!

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »