É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅).

A forma mais rápida de ligar dois pontos é uma linha reta. Simples e fácil. Mas nós temos uma mania chata de complicar tudo. Damos voltas e voltas e perdemos tempo e energia em algo que deveria ser muito mais fácil, muito mais simples.

E isso se aplica a tudo na vida. Quem nunca se pegou em devaneios sobre como executar determinada tarefa quando o mais óbvio era simplesmente fazer? Criamos mil e umas barreiras para algo normal.

Mas a falta de simplicidade que desejo abordar é referente aos nossos sentimentos. Temos uma dificuldade gigante em agir de maneira clara e objetiva em relação às nossas emoções e sentimentos. Quando tais emoções e sentimentos são relacionados a outras pessoas pior ainda.

Costumo chamar esses sentimentos e emoções de sentimentos anti-simples (prometo que vou melhorar esse nome🤣). Culpa, medo, ansiedade, necessidade de aprovação, entre outros são sentimentos anti-simples. Eles nos impedem de agir de maneira direta pois cercam os nossos pensamentos e criam barreiras que nos atrapalham de chegar ao objetivo.

No meu caso, a necessidade de aprovação me impelia a sempre dar voltas e voltas antes de fazer qualquer coisa, pois eu tinha medo do que as pessoas pensariam de mim. Eu não era sincero e direto com os meus planos e vontades, sempre deixando que as pessoas decidissem por mim, pois não queria contrariá-las.

A culpa também me fazia sentir indigno de amor, aceitação, amizades, prosperidades e avanços. Eu me sentia um BOSTA e não aceitava nada de bom que acontecia comigo.

Eu procrastinava ao máximo minhas tarefas pois a minha ansiedade me prendia em um loop infinito de planos e vontades.

E embora seja teoricamente óbvio, vencer essas atitudes não é tão fácil. Costumo dizer que para sair de uma situação precisamos entender em que ponto estamos e onde desejamos chegar. A simplicidade é exatamente assim.

Primeiramente devemos VERIFICAR onde estamos.

E então DEFINIR onde queremos chegar.

Esses são os dois pontos que devem ser ligados por uma linha RETA e SIMPLES.

Agora que já sabemos o principal precisamos PERCEBER o que dificulta essa trajetória. Quais sentimentos, emoções e atitudes são barreiras para conseguirmos nosso tão sonhado alvo?

Temos medo do que encontraremos no caminho? Ficamos ansiosos e apreensivos com o futuro? Pensamos na opinião dos outros em relação às nossas atitudes? Achamos que não merecemos esse objetivo, ou que ele é grande demais para nós? Procrastinamos, deixamos para depois ou simplesmente não fazemos nada para atingirmos o alvo? Ficamos frustrados quando as coisas não correm de acordo com o que queremos? Existem inúmeras possibilidades de sentimentos anti-simples e cada um desses bloqueios deve ser identificado e tratado para deixar o caminho livre, e isso não é fácil. Mas o fato de não ser fácil não quer dizer que não é simples.

Para gerar um novo significado para cada um desses sentimentos negativos é essencial a percepção de onde eles surgiram e como se desenvolveram em nós. Um pensamento poderoso para iniciar o processo de mudança é o “foda-se”. Ele vai desligar você dos sentimentos originados nas opiniões alheias. Uma frase poderosa é “ninguém vive a minha vida, e, portanto, ninguém me importa”. Pode parecer egoísta, mas não é. As pessoas que não estarão com você no processo não têm o direito de dificultar nada. Pense e se preocupe apenas com as pessoas que serão diretamente afetadas pelas suas decisões e as inclua no processo (cônjuge, filhos e em alguns casos pais e irmãos). De resto seja simples em dizer “foda-se”.

Quando tratam-se de sentimentos relacionados unicamente a você uma atitude poderosa é a chamada BALANÇA. O que você almeja vai ser bom? Então por que você não enfrenta tudo para conseguir isso? Pese os dois lados: eu quero isso mesmo? Ou da forma que está tá legal pra mim? Não quero correr riscos.. Se vale a pena para de complicar e simplifica as coisas!

Ser simples é a melhor maneira de viver o seu propósito.

Mas preste atenção. Ser simples, não é a mesma coisa que ser simplório. Simplório é alguém que é facilmente manipulável, enganado. Alguém ingênuo, sem perspicácia ou sofisticação. Já simples é alguém direto, sem adornos desnecessários ou excessos. Você não precisa ser BOBO. Apenas DIRETO.

Desbloqueie-se de tudo que te prende e te atrasa!

Ligue os pontos com uma linha simples e direta!

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »