Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria válido compartilhar ele aqui.
Eu já falei muito sobre bloqueios psíquicos e emocionais, mas um dos mais prejudiciais para a minha vida sem dúvida foi a sensação de não merecimento.
O não merecimento geralmente causa autossabotagens que nos impedem de avançar em qualquer área da nossa vida. Isso ocorre em uma tentativa inconsciente de evitar qualquer progresso em áreas específicas da vida. Quando achamos que não somos dignos de qualquer coisa boa que acontece na nossa vida é bem normal que, sem nenhuma explicação coerente, comecemos a colocar tudo a perder. Eu percebi que estava agindo assim quando ganhei um presente de aniversário de uma pessoa que é bem relevante na minha vida. Eu realmente gostei do que tinha recebido, mas na hora tive uma atitude estranha. Eu agradeci meio sem jeito e isso ficou muito claro. Mas por que isso? Eu não achava que merecia aquele presente, mesmo sendo meu aniversário, vindo de uma pessoa querida e importante e me agradando muito. Eu comecei a questionar minha reação e a pensar sobre e me vieram algumas lembranças desagradáveis.
A minha mãe sempre fez questão de deixar claro que ela trabalhava e se sacrificava por mim, e que eu não merecia aquilo. Como era o filho mais novo, e meus pais eram separados ela sentia uma responsabilidade muito grande sobre mim, mas aquilo era um peso muito grande para ela, ainda mais na idade que tinha (eu era bem temporão e minha mãe já não era mais uma jovem). Eu entendo ela e não a culpo pois sei que foi uma barra pesada ter que sustentar uma família sozinha em tempos que as mulheres não eram tão bem remuneradas no mercado de trabalho, mas não posso dizer que o comportamento dela não foi muito prejudicial para o meu desenvolvimento.
E aqui estava eu, com um bloqueio terrível de não merecimento, me impedindo de avançar em diversas áreas da vida. Eu sempre me achava um peso para as pessoas. Tinha a sensação que estava incomodando. Que não era amado. Que só atrapalhava. Eu não sabia receber coisas boas da vida. Inconscientemente, tudo de bom que acontecia na vida eu encarava como não destinado a mim. Eu pensava que quando estava desfrutando de algum momento bom, de um presente, do carinho de alguma pessoa, eu estava usurpando aquilo de alguém que realmente merecia. Assim comecei a me afundar em uma vida superficial, onde buscava de todas as formas merecer tudo. Eu fazia de tudo sempre para agradar todo mundo em uma tentativa de pagar um pouco da atenção que recebia. Mas tudo não passava de uma atitude artificial.
Para desbloquear o não merecimento foi necessário primeiro compreender quando esse problema tinha iniciado e ressignificar essa crença limitante. Eu entendi que sim, merecia amor, carinho, reconhecimento, presentes. Eu enfiei na cabeça que sim, é necessário lutar para conquistar tudo, mas que algumas coisas simplesmente não exigem mérito. Elas simplesmente nos são dadas. E como cristão, não posso esquecer que a única coisa que não mereci, me foi dada de graça pelo maior amor do mundo.
Entenda que você é aceito pelo maior amor do mundo e Ele já te aprovou. Você mereceu? Não…mas Ele te amou mesmo assim!