O SEU CÉREBRO NÃO MANDA!

Ouvi recentemente um rabino falar sobre o motivo dos judeus utilizarem o Kipá, ou solidéu e eu achei fascinante. A explicação foi simples, ao cobrir a cabeça, mais especificamente a parte de trás da cabeça, área responsável pelas sensações, o ser humano reconhece a sua submissão ao vontade de Deus. O rabino simplificou a afirmação dizendo que o Kipá dizia que o cérebro dele não mandava nele.

Ainda foi feita uma ilustração: em um barco o que é mais importante? o motor ou o leme? A resposta foi unânime. O motor obviamente. Mas um barco só com motor e sem leme não tem direção não é mesmo? Mas a um barco sem motor (ou força motriz, velas, remos, qualquer coisa que o faça mover) não adianta ter leme, pois ele não vai ir para lugar nenhum. Assim é a nossa vida. O motor é a nossa alma, a nossa vontade, os nossos sentimentos, as nossas decisões. O leme é nosso cérebro. O motor pode ter a maior potência do mundo, mas ele precisa que algo lhe dê direção. E esse é o papel do leme. O motor, a nossa vontade, que nos impulsiona pode ser associada a nossa alma. Nosso cérebro é poderoso, mas faz parte do nosso corpo, que é enfermo pelo pecado. Resumindo. O nosso cérebro também é enfermo. Ele não é capaz de gerir a nossa vida da maneira certa, e por isso vem a necessidade do espiritual.

Uma vez um pregador fez uma comparação com uma famosa música brasileira que foi muito engraçada, mas muito verdadeira. Sabe aquela música “Deixa a Vida me Levar”. Pois é…se você deixar a vida te levar ela te leva é para o buraco. Seu cérebro vai puxar para o lado dele, que é um lado enfermo, vendido ao pecado, vendido para a morte. E não quero espiritualizar isso não. Você já parou para analisar o quanto seu cérebro te sabota? Ele é preguiçoso e tem a função de sobreviver em primeiro lugar. Ele não quer trabalho, e não quer te expor a experiências que ele julga negativas ou desafiadoras, e portanto se ele não for guiado ele vai fazer besteira.

Nossa alma não é boa e nem má. Ela é neutra. Mas ela é a força que nos motiva. que nos impulsiona. Nosso motor. Mas ele só gera movimento. Podemos seguir então duas direções. Nosso cérebro, sabotador e preguiçoso ou algo superior. O que é superior a alma e ao corpo? É o que nos dá vida. A nossa essência. Quando Deus deu vida ao homem foi soprando em suas narinas. Espírito.

O espírito é a nossa vida. A nossa essência. E ele vem direto de Deus. Então podemos seguir a carne, o cérebro, o corpo, enfermo, preguiçoso e sabotador ou o Espírito, vida, essência. O profeta Jeremias nos diz algo interessante:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Jeremias 29:11

Deus nos encaminha para um fim bom. E o apóstolo Paulo também nos relata algo interessante:

Portanto, irmãos, lhes peço pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:1,2

É justamente esse padrão, regido pelo cérebro que Paulo nos aconselha a não nos moldarmos. Não devemos tomar a forma desse mundo que é regido pela sua carne, pelos desejos e vontades de um cérebro doente. E ele ainda ressalta o que Jeremias também havia dito: a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Pensamentos de paz, para nos dar o fim que esperamos. O fim que desejamos, que queremos.

Não tenham medo de dominar, conquistar, prosperar pois foi para isso que Deus nos fez. Lembre-se que nós usamos o Kipá judaico quando nos submetemos a soberania de Deus através de Cristo. Nosso cérebro não manda. Ele obedece a nossa alma. E a nossa alma deve estar ligada a nossa essência, o espírito que nos liga a Deus. E nosso Espírito segue a direção do Espírito de Deus, o Espírito Santo, pois Ele habita em nós.

A grandeza que Davi disse no Salmo 82.6 relata isso.

Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.

Salmos 82:6

Através de Cristo o Espírito do próprio Deus habita e nós.

Nosso cérebro não manda em nós. Ele é só o leme do barco, e ele segue a direção correta: o nosso espírito, ligado diretamente ao Espírito Santo de Deus!

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »