A VERGONHA DO ERRO

Você já teve vergonha de algo que fez? Acho que ninguém pode dizer que nunca ficou envergonhado de alguma besteira que disse, ou alguma atitude errada ou mesmo alguma atitude boba, impensada. Ás vezes até ficamos envergonhados pelo simples fato de sermos expostos. Existem pessoas que tem aversão a fama e holofotes e assim evitam ao máximo ficarem em evidência, tudo por causa da vergonha. De acordo com o dicionário a vergonha é um ato vexatório, de humilhação e desonra. A vergonha geralmente causa um bloqueio chamado timidez. A palavra timidez por sua vez, tem origem na palavra medo. Pessoas tímidas são pessoas que tem medo, e geralmente esse medo é de ser exposto ao ridículo novamente. Mas vamos ás origens da vergonha no ser humano.

Em Gênesis no capítulo 2 está escrito que o homem e a mulher viviam nus e não tinha vergonha. Ele andava com seu órgão sexual exposto, simbolizando que a sua intimidade estava patente, clara, á mostra. O homem não tinha ciência do bem e do mal e por isso não precisava de roupas pois tudo era naturalmente puro, inclusive a sua intimidade. Não havia a necessidade de esconder nada, não havia a necessidade da vergonha. Isso durou até o momento em que o homem decidiu errar. Sim, foi uma decisão do homem errar. Quando o homem errou, a Palavra nos diz que abriram-se-lhe os olhos e ele percebeu que estava nu. A vergonha apareceu da primeira vez. O homem percebeu que seu órgão sexual estava exposto, e teve vergonha. A sua intimidade estava á mostra. Mas o que mudou entre o momento em que ele andava nu e o momento em que ele entendeu estar nu? Mudou que a pureza que existia em seu interior foi contaminada. A nudez do homem era símbolo da sua santidade, pois ele não tinha nada a esconder na sua vida. Tudo era claro e exposto. Mas quando ocorreu o erro, então já havia o que esconder. O pecado nos trás vergonha, o erro trás vergonha. Quando estamos em santidade, quando não temos nada a esconder não temos vergonha. Não precisamos nos esconder de medo da condenação como Adão e Eva fizeram.

E para cobrir o primeiro erro Ocorreu também a primeira morte. Para cobrir o erro do homem, Deus matou um animal e com a pele dele fez vestimentas para o homem e sua mulher. Ocorreu o primeiro sacrifício, a primeira morte de um ser inocente, para cobrir a vergonha do erro do ser humano. A pele cobriu a vergonha. E a pele de um animal só é obtida após a sua morte. A intimidade do homem é coberta pela morte de um animal inocente.

Parece familiar esse exemplo? Sim. Foi o que Cristo fez por nós.

Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa

Isaías 53:10

Deus entregou Cristo para cobrir a nossa vergonha. A sua pele virou a roupa que esconde a nossa vergonha. Como eu disse, a pele só é obtida pela morte, e Cristo morreu para nos dar a sua “pele”. Ele morreu para nós não sermos envergonhados. O seu amor cobriu a multidão dos nossos pecados. Cristo não quer nos expor. Ele quer cobrir a nossa vergonha.

No entanto quando nós não aceitamos a roupa de Cristo, continuamos nus. Quando insistimos no erro e no pecado de não aceitar o presente de Deus é inevitável que nossa vergonha seja exposta. Se você andar pelado por aí o tempo todo, alguma hora alguém vai te ver! Mas Jesus é discreto. Ele quer solucionar seu problema sem chamar a atenção. Sem te expor a vergonha!

Quando Cristo transformou água em vinho, ele não chamou a atenção do pessoal da festa e disse que faria um milagre ali por que os noivos não tinham vinho. Ele não envergonhou ninguém. Muita gente bebeu do vinho que Jesus fez sem nem o saber. Jesus fez o milagre em silêncio. Ele não expôs s vergonha de ninguém, assim como ele não quer expor a sua! Ele lhe oferece a sua pele, que cobrirá a sua vergonha, e então você não precisará ter medo de se achegar a Deus por estar nu. Jesus já te vestiu.

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »