RELIGIÃO VS O JUGO SUAVE E O FARDO LEVE

Tenho que confessar que devido algumas experiências traumáticas eu adquiri uma aversão a alguns estilos de liderança. Essa liderança totalitária, que manipula tudo e todos para alcançar seus objetivos pessoais é algo considerado normal aqui no Brasil devido aos sucessivos governos de orientação marxista. Infelizmente isso também é verdade no meio religioso.

A religião devia ligar as pessoas a Deus, ao menos é essa a lógica se olharmos a etimologia do termo “religião”. Religião vem do latim “religare”, que se refere a estabelecer uma nova ligação. A religião deveria ser um elo entre Deus e os homens. Mas infelizmente a verdade é mascarada sob forma de um totalitarismo sem escrúpulos e milhares de pessoas se tornam massa de manobra para líderes sem nenhuma moral. Apenas para alimentar um ego doentio.

 

Quando você se identifica como cristão geralmente a primeira coisa que as pessoas pensam é que eu sou um manipulado que não tem vontades próprias. É desinteressante viver uma vida onde nada pode, tudo é proibido. Isso é um fardo enorme de se carregar. Impossível de se viver dessa forma. Nos sentimos na obrigação moral de seguir debaixo do cabresto dos líderes ou da instituição vivendo uma vida miserável, sem graça, oprimida. Cinza. Mas se olharmos para o que nos relata a própria Palavra de Deus enxergamos o contrário. Jesus disse certa vez:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mateus 11:28-30

Você sabe o que é jugo? Seria a popular “canga”, peça de madeira que se coloca sobre os animais para que eles andem juntos, geralmente usado no arado da terra. Um jugo pesado impede a pessoa de andar rápido e ainda o ata em um “par”, impondo a mesma velocidade de quem está atado junto. E fardo você sabe? É uma carga. Algo que se carrega. Não acham incoerente Jesus dizer que nos aliviaria e nos daria um fardo leve e um jugo suave e nossos líderes e instituições nos colocarem regras e imposições manipulando a nossa vontade e nos fazendo ter uma vida miserável?

E quanto a carregar uma carga pesada o que podemos dizer? Não é estranho que Jesus que veio justamente para nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna e a vida abundante nos dê a incumbência de carregar um peso morto até o final. Será que Deus quer nos impor sofrimento? Então por que alguns líderes impõe sobre nós uma carga que nem eles mesmo carregam. Jesus nos advertiu contra esse tipo de gente em Mateus 24.3:

Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens. No entanto, eles próprios não se dispõem a levantar um só dedo para movê-los.

Ah…tem mais um detalhe…Jesus não teve problema nenhum com as prostitutas, com os ladrões e com os pecadores em geral. Ele teve problemas somente com os religiosos. Foram eles que levaram Cristo para a cruz. E isso serve como uma ilustração também. A Religião que matou Jesus. Mas graças a Deus Ele ressuscitou para nos libertar da religião. Eu tive experiências negativas com uma igreja fatalista e que julgava que tudo era errado e que para ser salvo era necessário carregar uma cruz gigante e pesada. O que eles esqueciam era que Jesus já tinha carregado essa cruz para mim. A cruz que nós temos a obrigação de carregar é a mesma na qual vamos morrer: o nosso corpo físico e enfermo pelo pecado. Você não tem a obrigação de alimentar os luxos e o ego de nenhum líder religioso. Os verdadeiros líderes são aqueles que amam a ponto de morrer pela sua causa, assim como Cristo foi! Infelizmente o dinheiro e o poder tem corrompido muitas lideranças.

Entenda. Nos foram ensinadas muitas coisas erradas. Igreja vem do termo ECLESIA, que quer dizer reunião, congregação. E sim você deve congregar, se reunir, frequentar, mas a igreja não é um prédio, é uma reunião. Deus não habita em templos feitos por homens. Ele habita em você e portanto você é a presença de Deus aqui na terra. Honre seus líderes, desde que eles sigam o que a Palavra nos ensina. Não carregue o peso da religião nem o fardo que homens te impõe!

Jesus já pagou pelos seus pecados e agora você tem livre acesso ao trono de Deus por intermédio da graça! Não aceite ser manipulado! Seja templo de Deus aqui na terra!

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »