AUTOIMAGEM

Quando Cristo foi tentado no deserto, o inimigo usou repetidamente uma frase interessante: “Se tu és o filho de Deus…”

Mas porque o diabo falou tanto essa frase para Jesus?

A resposta é simples. Era para criar um desvio da autoimagem de Jesus.

Pouco antes do acontecimento da tentação, Cristo foi batizado por João Batista e ao sair do Jordão e o Espírito Santo descer sobre ele em forma de pombo, ouviu-se uma voz dos céus que dizia: “Esse é o meu filho amado em quem tenho grande alegria”. Ou seja, Jesus teve uma confirmação de que Deus o amava, e que realmente era seu filho. Jesus tinha bem claro quem ele era. A sua autoimagem estava bem definida: filho amado de Deus.

Eu trago esse texto para contar uma experiência que tive com a minha autoimagem.

Diversos acontecimentos traumáticos na minha vida me fizeram enxergar as coisas de uma forma distorcida. Meu pai me abandonou quando eu estava no ventre da minha mãe, e eu tive várias experiências ruins.

Resumindo: a minha imagem de pai era algo totalmente negativo. Além disso eu me envolvi em diversas coisas erradas e fui adquirindo marcas profundas no meu caráter.

Eu aprendi a ser uma pessoa escassa, e eu duvidava o tempo inteiro da minha capacidade. Eu me sentia rejeitado, e por consequência alguém indigno. Uma pessoa indigna acaba não tendo escrúpulos e fazendo muitas coisas erradas, pois ela não enxerga o valor que tem, e por isso nada importa, desde que ela se sinta bem.

Eu simplesmente não enxergava quem eu era. Eu me via como uma escória, como alguém que não valia nada.

Infelizmente essa é uma tática muito comum do inimigo. Ele coloca dúvida em quem nós somos. Como tentou fazer com Cristo. Para isso ele usa diversas artimanhas e aos poucos vai criando um desvio da nossa autoimagem. Nos tornamos um ser desprezível aos nossos próprios olhos, e adquirimos um comportamento autodestrutivo, mesmo que inconscientes.

Pessoas que não sabem quem são não sabem os direitos que tem.

Quando nossa imagem é ofuscada pelos sofismas inseridos em nosso cérebro nós desenvolvemos diversos comportamentos destrutivos: agressividade, passividade, escassez, promiscuidade, vitimismo, medo, insegurança, procrastinação e por aí vai. Se parar para pensar todos esses comportamentos são ligados a falta de propósito, a falta de confiança, a falta de força interior.

Mas não somos o que as pessoas dizem, e nem mesmo o que pensamos de nós mesmos. Nós somos o que Deus disse da gente.

O ser humano já é glorioso em sua essência. Deus o fez a sua imagem e semelhança e com o propósito de dominar sobre toda a terra. Você é a imagem, ou seja, visualmente como Deus, e a semelhança, ou parecido com Ele. Mas e o que Deus é? Deus é grande. É poderoso. É criativo. Já parou para pensar que você é tudo isso também?

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1:26,27

E o nosso inimigo não é nada disso, mas tentou ser igual a Deus. Por isso que insistentemente ele tenta destruir a imagem e a semelhança de Deus que somos nós.

No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele

Salmo 8.5-6

Mas ainda podemos ser mais que isso. Deus enviou Cristo para nos resgatar da única coisa que deforma a nossa autoimagem: o pecado. Jesus veio para resgatar o homem do pecado e os levar ao seu reino. Cristo morreu, pagando por nosso erro. A Palavra é enfática ao dizer que

(…) a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

João 1:12

Deus nos ama como ama a Cristo!

Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

João 17:23

Não aceite ser menos que você é!

Imagem e semelhança dEle!

E não seja menos que Deus quer que você seja!

Seu filho amado!

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »