TOMAR A CRUZ

Acho que todo cristão já ouviu algum sermão que usava o texto de Mateus 10 em que Jesus diz que aqueles que não tomassem a sua cruz e o seguisse não eram dignos dele.

Confesso que eu via essa afirmação como uma ameaça para me fazer obedecer aos mandamentos religiosos: se eu não colocasse sobre meus ombros aquele pesado fardo da religião e vivesse aquela vida de sofrimento cristão eu não era digno e estava fadado a condenação. Esse texto foi usado como uma forma de alienar muitas pessoas a instituições religiosas, fazendo-as ficar como cordeirinhos aceitando todo o tipo de humilhação. Era uma ferramenta de manipulação eficiente, pois o medo é uma das maiores armas que os dominadores utilizam.

Creio que na realidade os líderes não eram mal intencionados, mas repassavam tudo o que tinham aprendido na sua caminhada. Esse texto, se interpretado da forma errada, traz em si um aspecto desagradável e de sofrimento á vida cristã. Carregar uma cruz, um instrumento de morte, pesado, por um caminho longo, até o momento que ela servirá de vil instrumento de execução não me parece ser agradável em nenhuma perspectiva. E justamente por isso era no mínimo dolorido pensar que para ser “digno” da salvação teríamos que viver carregando um pesado fardo de condenação.

Isso me faz lembrar de algo, só um pequeno parêntese no texto: Jesus não teve problemas com as prostitutas, com os ladrões, com os desonestos cobradores de impostos, com os pecadores ou qualquer outra classe de pessoa. Ele teve problemas somente com os religiosos, que inclusive foram os que condenaram Ele.

Mas continuando com a análise, eu creio que esse texto de autonegação e submissão a uma ordenança difícil criou uma geração de alienados ao fatalismo. Pessoas que aceitam a dor e o sofrimento como se fosse uma das partes essenciais da vida cristã. Por essa interpretação tomar a cruz nada mais é que carregar a dor e o sofrimento de ser cristão e aceitar a infelicidade como sendo natural.

No entanto eu nunca havia parado para pensar nos reais significados de todos os componentes desse texto, e quando comecei a pensar e ligar com outras passagens eu fiquei pasmo: eu entendi tudo tão errado por tanto tempo. E isso que quero compartilhar com vocês.

O que é a Cruz? A cruz era um instrumento usado para a execução de criminosos. Apesar da sua origem ser anterior, o Império Romano utilizou largamente esse método de execução, pois era um método demorado e cruel de executar criminosos. Geralmente essa punição era destinada a pessoas que desafiassem a autoridade do Império Romano como líderes de revoltas, assassinos de autoridades, agitadores culturais entre outros. A morte era extremamente dolorida e por vezes o criminoso ficava por dias pendurado na cruz até morrer. Outro aspecto era o seu poder de intimidação: as execuções eram públicas e feitas em caminhos ou locais altos para que a população avistasse os executados, servindo como exemplo aos que porventura pretendiam desobedecer a sua autoridade. E exatamente assim que Cristo foi executado. Em uma cruz. E Jesus teve que carregar essa cruz pesada em seus ombros até o local de execução, onde foi pregado e permaneceu momentos agonizantes até a sua morte.

E por que Cristo fez isso? O que simboliza a cruz? Em Deuteronômio está escrito “maldito o que for pendurado no madeiro”. Sim. A cruz simboliza maldição. Qual a maior maldição que carregamos? O pecado. Então Jesus recebeu a nossa maldição ao ser pregado na cruz. Ele recebeu a maldição do pecado sem ter pecado algum.

Em João 3.16 o famoso texto diz que Deus amou tanto o mundo que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle Crê não pereça mas tenha vida eterna. Nosso papel portanto é somente crer.

Tá…Mas e a cruz? Não temos que carregar ela? Jesus um pouco depois de nos falar que devemos carregar nossa cruz diz em Mateus 11 o seguinte:

Venham até mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomem sobre vocês o meu jugo, e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Como alguém que nos manda carregar uma pesada cruz agora diz que alivia o nosso peso e nos diz que tem um jugo suave e um fardo leve para nós?

Pois é. Pararam pra pensar que a cruz era o símbolo da nossa maldição e do nosso pecado? E que Jesus diz para crer nele que não vamos sofrer condenação? Então…O sistema religioso nos atou em um entendimento errado. Jesus nos manda tomar a nossa cruz, o nosso pecado, a nossa maldição e seguir ele. E logo depois propõe aliviar esse nosso peso e nos dar um fardo leve para carregar. Faz sentido isso? Exatamente. Nós humanos temos naturalmente uma justiça própria. Adão quando questionado sobre onde estava já dispara que se escondeu pois estava nu. Logo depois acusa sua esposa de ter-lhe dado a fruta. Ela por sua vez coloca a culpa na serpente. Nós queremos naturalmente nos livrarmos da condenação. Negar a nós mesmos é negar nossa auto justificação, negar a nossa auto justiça.

Tomar a nossa cruz é crer no amor de Deus e pegar a nossa natureza humana pecaminosa e seguir a Cristo. Sim seguir com a natureza caída mesmo. E então o que Jesus nos oferece? Alívio, descanso, leveza. Não se sobrecarreguem inutilmente. Jesus já carregou todo o peso por vocês! Lembrem-se Está consumado! Não há mais nada que devamos fazer.

Negar a nossa carne é justamente negar o nosso impulso de viver independente da graça de Deus. Negar a nossa carne é negar a nossa vontade de auto justificar, é negar a nossa vontade de sermos os bons.

Não tente carregar a cruz de Cristo. Ele já levou ela por você!

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

 

Desenvolvimento Pessoal

É SIMPLES…

Muitas pessoas, inclusive eu, tem dificuldades em uma coisa simples: ser simples (essa frase ficou muito coerente e impactante😅). A forma mais rápida de ligar

Leia mais »
Desenvolvimento Pessoal

VOCÊ MERECE?

Faz um certo tempo que não posto nada aqui, mas hoje estava pensando sobre um dos maiores desafios que já enfrentei e acho que seria

Leia mais »
DESBLOQUEIOS EMOCIONAIS

INTERRUPÇÃO MECÂNICA DE COMPULSÕES

Quando estamos em um ciclo de hábitos parece ser difícil interromper, mesmo quando identificamos que esse hábito é prejudicial. Isso ocorre porque nosso cérebro cria

Leia mais »